Pesquisar este blog

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

DANÇANDO COM BALEIAS


As águas de Dana Point, na Califórnia do sul tem sido um destino de verão favorito dos observadores de baleias.  Embora existam vários tipos de embarcações a partir da qual buscam os avistamentos de baleia azul, a experiência de estar em um barco - assistindo as maiores baleias do mundo através de binóculos - não se compara a um encontro de perto abordo de um caiaque oceânico. "Parecia que a cena no filme O Segredo do Abismo, onde isso era como uma ilha emerge, jorrando, próximo a você.", diz Mark Sanders do seu encontro com os montros azuis a bordo de um caiaque oceânico. Mark e seu caiaque tem excursionado pelo mar da costa da Califórnia, nos últimos 12 anos.
As fotos postadas aqui e em  entrevista a revista Canoe e Kayak, Mark Sanders narra a história de um de seus espetaculares encontros com  da baleia azul, até a presente data.

C & K: Então você foi ficando íntimo das grandes baleias azuis.
 MS: Eu estive próximo delas algumas vezes e não é tão assustador, mas a primeira vez que uma surgiu, bem perto de mim, quase entrei em pânico. Agora me sinto avontade com elas, e elas sabem que estou por perto, pois emergem próximo do meu caiaque. Eu me sinto muito seguro perto delas. Ainda sinto a emoção do primeiro dia em que as vi.

C & K: Conte-nos sobre  a primeira vez em que você avistou as baleias azuis em seu caiaque.
MS: A primeira vez que eu via uma baleia azul de caiaque, há uns cinco anos, e a  partir dai todos os anos eu encontro com elas nos meses de julho e agosto em Dana Point, que parece ser a área mais ativa para aparição das baleias azuis, cerca de três milhas da costa.

C & K: Há que distância vc estava desta baleia, quando ela surgiu?
MS: Eu acho que aproximadamente há uns 20 mts. A coisa boa sobre esta baleia - mais do que qualquer baleia que eu já vi - é que ela passou muito tempo superfície até que mergulhasse novamente. Acho que ela estava se alimentando.

C & K: O que você fez quando a avistou?
MS: Eu tinha a minha Canon DSLR em  volta do pescoço e remei como um louco para chegar perto o suficiente para conseguir algumas fotos dessas baleias. Estava excitado, tremendo, tentando obter uma boa imagem, e elas sempre em movimento. Foi muito emocionante esta perseguição.


C&K: Como você classifica esse dia?
MS: A primeira vez em que eu vi a baleia azul abordo de um caiaque ocêanico, eu classifico como um dos melhores dias da minha vida.








Entrevista extraida da Revista Canoe & Kayak http://www.canoekayak.com/features/paddling-news/, traduzida por Caiaque & Cia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leitores