Pesquisar este blog

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

CONHECENDO O CAIAQUE - PARTE II

O que é a estabilidade?




  A definição de estabilidade parece bastante clara para a maioria das pessoas. Um barco que não os joga na água é estável, e o que os joga, não o é. Apesar de parecer muito simples e lógica esta definição, como explicar o fato de que duas pessoas remando o mesmo barco têm opiniões diferentes sobre a sua estabilidade. É útil começar a compreender sobre o que significa estar "estável". A definição do dicionário é: Diz-se do equilíbrio que não se detrói com uma leve variação das condições. Em um caiaque queremos voltar a uma posição vertical depois de “uma leve variação das condições", isto é não queremos cair na água.

Estabilidade inicial versus estabilidade secundária

LOA - comprimento total do caiaque.


BOA - largura total do caiaque.

  Agora vamos falar mais sobre estabilidade e o que é estabilidade primaria e estabilidade secundária ou final. Caiaques com BOA(veja imagem acima)ou BOCA larga devem, sempre, ser mais estável do que caiaques com BOA estreita, né? Bem, não, nem sempre. Depende de que tipo de estabilidade estamos nos referirindo. Quando dizemos que um caiaque largo é mais estável do que um estreito, a estabilidade a que estamos nos referindo é a "estabilidade inicial" e a sensação de que o caiaque não vai virar, quando o estamos remando, mas isso  em águas calmas ou lisas. Caiaques com 70-80 cm de largura deve ter grande estabilidade inicial, tanto que, com um pouco de cuidado e bom equilíbrio, você provavelmente poderia levantar-se neles.

  E é precisamente por isso que muitos canoístas iniciantes se sentem mais seguros em caiaques com uma largura maior. Mas não é verdade que um caiaque largo é sempre mais seguro e mais estável do que um caiaque estreito. Sob certas condições, a estabilidade inicial pode realmente se tornar um obstáculo. Em condições de ondulações com vento lateral, zona de arrebentação ou mar mexido, é muito provável que um caiaque largo vire mais facilmente que um caiaque estreito. Por quê? Porque as mesmas características que dão um caiaque excelente estabilidade inicial, especificamente, a sua condição mais larga, também prejudica o seu desempenho em ondas. Caiaques largos, tem sempre uma boa estabilidade inicial, mas quando você os inclina, para além do ponto de gravidade, eles viram de repente. Isso porque eles não têm boa "estabilidade secundária" .

  "A estabilidade secundária" refere-se a estabilidade do caiaque quando ele é inclinado lateralmente (como quando uma onda o atinge pela lateral). Geralmente, um caiaque estreito possui melhor estabilidade secundária, mesmo que a sua estabilidade inicial seja "instável". Por quê? Porque você pode manter o tronco ereto, sem quase nenhuma inclinação lateral, um caiaque estreito pode se inclinar para coincidir com o declive de uma onda vinda de lado, e então passar sobre ele, sem causar muitos distúrbios tanto para o caiaque, quanto para o remador. Com uma largura estreita, o caiaque é menos atingido pela onda, portanto, torna-se menos propenso a capotar. Quando me pendem para exemplificar a diferença entre estabilidade primária e secundária eu uso a seguinte analogia: Imaginem duas cadeiras, uma é uma cadeira de quatro pernas (caiaque largo) e outra  é uma cadeira de balanço (caiaque estreito), ao se sentar na cadeira de quatro pernas você se sente bem estável, já que a mesma não se mexe, e ao se sentar na cadeira de balanço você se sente instável, pois a mesma se mexe para frente e para trás. Imaginem a seguinte situação: Você está sentado em cadeira de quatro pernas e é empurrado para trás, certamente você cairá de costas no chão. Agora imagine a mesma situação quando você estiver sentado em uma cadeira de balanço. É o mesmo  principio nos caiaques.


                                                               CAIAQUE LARGO
                     Estabilidade Primária                                                                            Estabilidade Secundária

CAIAQUE ESTREITO
                   Estabilidade Primária                                                                                      Estabilidade Secundária


  Para passarmos para outra características do caiaque,  vamos rever alguns pontos do prmeiro artigo, para que possamos compreender melhor sobre nossas embarcações.
                                                                          Chine
 O ponto onde o fundo do caiaque termina e onde começa as laterais do caiaque é chamado de chine (quina).

Existem 2 tipos:

• Chine Suave:  Que tem formato arredondado ou boleado, que proporciona uma excelente estabilidade secundária. A forma arredondada também aumenta a sua velocidade, já que diminui o arrasto com a água.  "Multi-chine" é um tipo de chine suave.

• Chine Rígido: Sua forma é nitidamente mais acentuada, formando ângulos, aumenta o controle e a estabilidade inicial. A chine rígido também pode ajudar quando bate uma onda e fazer uma curva.


LINHA D'ÁGUA (WATERLINE)


A linha d'água e a linha que traça exatamente até onde o casco do caiaque fica submerso.


Laterais

  As laterais de um do caiaque é parte que se extende a partir da linha d'água até o convés, os lados influem na estabilidade e na capacidade de manobrar o caiaque. As laterais podem ser:

• Flare (voltadas para fora ou abertas): é o ângulo que as laterais formam em relação ao casco de um caiaque onde ambos são voltados para fora ou abertas. Quanto mais virado para fora são laterais, maior é a estabilidade, porque grande parte do casco fica abaixo da linha d'água. Caiaques com lados flare tem maior estabilidade, mas são mais difíceis de manobrar.

• Tumblehome (voltados para fora e para dentro):  É quando parte da lateral é voltada para fora  e depois para dentro do caiaque. Isso cria uma estreita plataforma que facilita o remo, porém, ainda oferecem boa estabilidade.

• Straight: Esta forma é uma forma entre Flare e Tumblehome,  









Cascos (Hull)

Este é o corpo do caiaque, é outro fator determinante na forma como se comporta o caiaque na água.


Rounded hulls (cascos arredondados):  Tem menos resistência à água e, consequentemente, maior velocidade.

• V hulls (cascos em V): Oferecem menos estabilidade inicial, mas oferecem melhor estabilidade secundária e tem um melhor direcionamento em linha reta.

Flat-bottom hulls(Cascos de fundo plano ): Tem boa estabilidade inicial, mas somente em condições de água lisa, e não tem boa estabilidade secundária.


KAYAKS SOT

Califórnia Hull
 O casco  Califórnia é uma forma de casco usado quase exclusivamente em caiaque SOT, que combina os elementos do casco plano e um casco redondo. (Foi o casco que forneceu fama aos caiaques da Ocean Kayak). Esta combinação proporciona um bom desempenho de tracking , velocidade (quilha central arredondada), maior estabilidade (casco plano) e bom desempenho em águas agitadas (aquaplanagem). Os cascosas Califórnia podem ser encontrada com chines suave ou chines rígido.


                           Chine Suave                                                                                                       Chine Rígido


Flare Sponsors
Os Flare Sponsons,  é um recurso hidrodinámico usado no design dos cascos do caiaques, para aumentar a estabilidade, quando o caiaque é inclinado. Normalmente, o sponsons ficam acima da linha d'água e tem a função de servir como estabilizadores. Isto aumenta a largura do caiaque, comprometendo pouco a estabilidade secundária do caiaques. Quando o caiaque está em movimento e equilibrado, os sponsons ficam fora da água, diminuindo a largura e, assim, melhoraram a velocidade e planeio. Eles também podem desviar a pulverização para cima  do convés.


Por enquanto é só, no próximo capítulo, vamos falar de simetria, rocker e de tracking dos caiaques.

2 comentários:

  1. poxa muito bacana! seria interessante agora a analise de alguns modelos comerciais com a teoria apresentada no blog.

    ResponderExcluir

Leitores