Pesquisar este blog

terça-feira, 7 de setembro de 2010

REMANDO NAS ILHAS DE DARWIN

Caiaque nas ilhas que inspiraram a teoria de Darwin!!!!!!


Por Jeff Kinney


Em um lindo dia de janeiro perto de Espanola Island, um pedaço de 23 quilômetros quadrados de rocha vulcânica preta no canto sudeste do Arquipélago de Galápagos. Mal a minha esposa Hilary e eu mergulhamos nossos remos na água , uma cabeça marrom, peluda aparece, uns cinco metros de distância, e nos observa. Era um leão-marinho jovem, e continuava observando o estranho de plástico, para ele,  e as duas criaturas sentadas em cima dele, mas sem medo. Como todos os outros animais, aqui, ele aprendeu que os seres humanos que, periodicamente, aparecem do nada nos seus grandes navios de cruzeiro ruidosos, mas não lhe causam o menor dano. E assim  ele se vai num piscar de olhos,  e vimos apenas um traço castanho desaparecendo nas profundezas sob o nosso sit-on-top.
Eu agora assumo que , para mim, Galápagos era um desses destinos exóticos confinados nos livros de cabeceira. Sim, Darwin desenvolveu sua teoria da evolução ali, e sim, o arquipélago tem algumas formas de fauna e flora exóticas. Mas de alguma forma permaneciam guardados no final da minha lista de viagens, até que comecei a ler mais sobre o lugar.
Eu aprendi que essas rochas vulcânicas em grande parte são estéril e  que brotaram do oceano de cinco a 10 milhões de anos atrás, cerca de 600 milhas a oeste do Equador, é um dos lugares verdadeiramente mais importantes do mundo. Vinte e três espécies de répteis terrestres e 50 mil leões-marinhos vivem lá, junto com 1,6 mil espécies de insetos e mais de 500 variedades de peixes. Muitos desses animais não são encontrados em nenhum outro lugar da Terra, na verdade, alguns evoluiram exclusivamente nesta cadeia de ilhas.


Infelizmente, também é constantemente  o assédio de espécies invasoras e outras ameaças ambientais. Hilary e eu desejamos ter visto  Galápagos antes do aquecimento global e antes de alguma especie invasora, trazida pelos humanos, tivesse se instalado ali, mas agora já não é mais possível.
Então aqui estamos em um curto passeio de caiaque partindo de um pedaço de terra que, em grande parte é desprovida de vida vegetal, salvo algum arbustos e manchas de grama. À primeira vista, você não acha que alguma coisa poderia sobreviver aqui. Mas estaria errado. À medida que remaravamos ao longo da costa, se avista falésias manchadas de branco pelos excrementos das aves sobrevoavam nossas cabeças.

Remamos pela costa rochosa da ilha, mantendo uma distância prudente das ondas que quebravam em cima formações feitas por larva negra endurecida, como nosso caiaque tinha um fundo de acrílico, viamos uma infinidade de peixes multi-coloridos por todo os recifes. Depois de algum tempo, ouvimos um splash suave à nossa direita e ao olharmos vimos  uma tartaruga verde que colocava sua cabeça fora da água para nos olhar.
Passamos o resto da nossa pequena viagem explorando recantos e fendas nas rochas e à procura de animais selvagens.

Todas as atividades em Galápagos são estritamente reguladas para proteger o ambiente frágil, o uso do caiauque é limitado a alguns locais. Dito isto, a experiência de remar aqui é diferente de qualquer outra no mundo por causa da flora e fauna únicas, por isso vale a pena o esforço para encontrar uma linha de cruzeiro que oferece caiaques para uso dos hóspedes, sempre que possível. A empresa de turismo que escolhemos, Ecoventura (http://www.ecoventura.com/home.aspx / 305-262-6264), é bem administrada e são ecologicamente sensíveis, com embarcações relativamente pequenas  e guias experientes, que irão mostrar-lhe os melhores pontos para você remar na ilha.

Outra opção, enquanto estiver remando e fazer um mergulho de snorkel, onde você pode encontrar um leão-marinho ou um pinguim de Galápagos, nadando tranquilamente perto de você. É uma experiência de snorkeling com caiaque, como nenhuma outra.

Matéria retirada do  site http://canoekayak.com/ e traduzida por Caiaque&Cia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leitores